ÁREAS DE ATUAÇÃO DO
PROFISSIONAL DE GEOGRAFIA
O campo de atuação
profissional do graduado em Geografia abrange órgãos públicos ou privados,
instituições de pesquisa e ensino.
Os cursos têm
propiciado uma inserção no mercado de trabalho promissora, que se inicia com as
oportunidades da vivência profissional e estágios oferecidos aos graduandos em
Geografia com ênfase tanto no bacharelado, quanto na licenciatura. Empresas
privadas de consultoria, órgãos públicos (Federais, Estaduais e Municipais) que
atuam com meio ambiente e planejamento, além das escolas de ensino fundamental
e médio (privadas e públicas) têm sido os espaços de maior acolhimento à
vivência profissional do graduando em geografia.
O Bacharel em
Geografia poderá atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal, com
registro no CREA/CONFEA, seu campo de ação que envolve, entre outras
atividades, as de reconhecimento, levantamento e mapeamento sócio-ambiental,
tendo em vista estudos de pesquisas para fins de caracterização do espaço
geográfico e planejamento territorial. A lei 6664, de 26/06/79 disciplina a
profissão e define as atividades de competência do geógrafo.
O licenciado em
Geografia poderá atuar como professor de Geografia do ensino fundamental, médio
e superior, com campo de ação que envolve além da regência de classe,
atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o
acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe, entre outras.
O Licenciado em
Geografia
O licenciado em Geografia
poderá atuar como professor de Geografia do ensino fundamental e médio, em
escolas públicas e privadas, com campo de ação que envolve além da regência de
classe, atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o
acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe, entre outras.
O Bacharel em
Geografia
O Bacharel em
Geografia é preparado para atuar como geógrafo pesquisador. O campo de atuação
do geógrafo envolve, entre outras atividades, o reconhecimento, o levantamento,
a análise e o mapeamento de aspectos sócio-ambientais, tendo em vista
diferentes objetivos:
·
a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial para
o ordenamento e adequação espacial das intervenções e atividades humanas.
·
o levantamento e a gestão de recursos naturais, como águas, vegetação,
solos e minerais, dentre outros, buscando-se o planejamento, a exploração
racional e a adequação entre a disponibilidade e a demanda destes recursos.
·
os estudos de impactos ambientais e elaboração de relatórios ambientais
envolvendo a poluição e a degradação dos recursos naturais.
·
a gestão de unidades de conservação como parques e reservas biológicas,
visando a proteção de recursos naturais, biomas, ecossistemas e espécies
ameaçadas de extinção, por exemplo.
·
os estudos espeleológicos como o mapeamento e a gestão de grutas e
cavernas;
·
os estudos de viabilidade de implantação e funcionamento de
empreendimentos como hidrelétricas, minerações e projetos agrícolas, visando o
atendimento da legislação ambiental.
·
os estudos geomorfológicos e pedológicos visando a reconstituição do
passado das paisagens e o controle e a prevenção da erosão acelerada, do
assoreamento de cursos d’água e de deslizamentos de encosta.
·
os estudos da distribuição e da dinâmica populacional (estudos
demográficos).
·
os estudos climatológicos e meteorológicos envolvendo, por exemplo,
previsões do tempo.
·
os estudos biogeográficos envolvendo, por exemplo, a gestão de
ecossistemas nacionais.
·
o planejamento urbano e regional, buscando-se alternativas para o
desenvolvimento sustentável das áreas urbanas e das regiões espaciais.
·
estudos de geografia agrária visando, dentre outros, o planejamento de
áreas agrícolas para a racionalização espacial do uso do solo agrícola.
·
estudos de geografia política envolvendo a compreensão e a gestão de
conflitos internacionais.
·
estudos de geografia econômica, envolvendo os processos e fluxos
comerciais e industriais.
·
estudos de percepção ambiental, envolvendo aspectos cognitivos e
sociológicos do homem em relação ao ambiente.
·
a aplicação de técnicas cartográficas, técnicas de geoprocessamento e
técnicas de sensoriamento remoto para a espacialização e a gestão adequada dos
territórios.
Os geógrafos são
cada vez mais requisitados para trabalhar em organismos como:
secretarias e órgãos ambientais de
prefeituras municipais;
organismos de gestão ambiental
estaduais, como a Fundação Estadual de Meio Ambiente, o Instituto Mineiro de
Gestão das Águas (IGAM), e o Instituto Estadual de Florestas (IEF);
organismos federais de geração de dados
e informações como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
organismos de
meteorologia e climatologia como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais;
organismos federais
de gestão ambiental como ministérios (Ministério do Meio Ambiente, Ministério
das Cidades, etc.), secretarias (como a Secretaria Nacional de Recursos
Hídricos), e agências de regulação (como a Agência Nacional de Águas - ANA);
serviços e empresas
de saneamento básico como a CAER;
serviços e empresas
de geração de energia elétrica como a ELETROBRAS,ELETRONORTE e CER ;
empresas de
consultoria ambiental;
Unidades de
Conservação como parques, Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas
Biológicas, Estações Ecológicas, etc.
Atividades
práticas, Pesquisa e Laboratórios
TraMuitas disciplinas dos cursos de Geografia apresentam uma carga didática prática que exige trabalhos de campo. Eles são realizados com veículos (ônibus e vans) do próprio Instituto de Geociências, tendo como destino diferentes locais escolhidos de acordo com os objetivos de cada disciplina. Em Roraima e região é realizada a maior parte dos trabalhos, nos municípios de BOMFIM, AMAJARI, PACARAIMA e CARACARAÍ.
Os trabalhos de campo representam oportunidades de conciliação e complementação entre os conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas, permitindo o contato direto dos alunos com os objetos de estudo.
Pesquisa
Além do ensino e da extensão, as atividades realizadas nos cursos de Geografia envolvem a pesquisa realizada em diferentes linhas e áreas de atuação. Diversos professores e alunos estão envolvidos, a cada semestre, com diferentes projetos que podem envolver bolsas acadêmicas de incentivo à formação discente e intercâmbios no exterior. Estas bolsas são oferecidas principalmente pelos programas da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRR como o PID (Programa de Iniciação à Docência) e o PAD (Programa de Aprimoramento Dicente).
Diversas pesquisas dos cursos de geografia incluem atividades realizadas nos laboratórios do Instituto de Geociências, como o Centro de Pesquisa Professora Bezerra Neta,. L.C e Souza, V. e outros do professores do Instituto da UFRR, no qual podem ser realizadas análises geológicas, mineralógica e geomorfológicas, o Laboratório de Geomorfologia, onde podem ser realizadas pesquisas e tratamento de amostras de solos e rochas, o Laboratório de Sensoriamento Remoto/geoprocessamento do Instituto de Geociencias, onde alunos e professores podem desenvolver pesquisas envolvendo o sensoriamento remoto, o geoprocessamento e a cartografia digital, e o Laboratório de Estudos Territoriais, no qual são desenvolvidas pesquisas envolvendo aspectos urbanos, mercado e demográficos sob a responsabilidade do Prof. Dr. Veras.
balhos de Campo
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