quinta-feira, 23 de maio de 2013

Áreas de atuação geógrafo



ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE GEOGRAFIA
O campo de atuação profissional do graduado em Geografia abrange órgãos públicos ou privados, instituições de pesquisa e ensino.
Os cursos têm propiciado uma inserção no mercado de trabalho promissora, que se inicia com as oportunidades da vivência profissional e estágios oferecidos aos graduandos em Geografia com ênfase tanto no bacharelado, quanto na licenciatura. Empresas privadas de consultoria, órgãos públicos (Federais, Estaduais e Municipais) que atuam com meio ambiente e planejamento, além das escolas de ensino fundamental e médio (privadas e públicas) têm sido os espaços de maior acolhimento à vivência profissional do graduando em geografia.
O Bacharel em Geografia poderá atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal, com registro no CREA/CONFEA, seu campo de ação que envolve, entre outras atividades, as de reconhecimento, levantamento e mapeamento sócio-ambiental, tendo em vista estudos de pesquisas para fins de caracterização do espaço geográfico e planejamento territorial. A lei 6664, de 26/06/79 disciplina a profissão e define as atividades de competência do geógrafo.


O licenciado em Geografia poderá atuar como professor de Geografia do ensino fundamental, médio e superior, com campo de ação que envolve além da regência de classe, atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe, entre outras.
O Licenciado em Geografia
O licenciado em Geografia poderá atuar como professor de Geografia do ensino fundamental e médio, em escolas públicas e privadas, com campo de ação que envolve além da regência de classe, atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extra-classe, entre outras.
O Bacharel em Geografia
O Bacharel em Geografia é preparado para atuar como geógrafo pesquisador. O campo de atuação do geógrafo envolve, entre outras atividades, o reconhecimento, o levantamento, a análise e o mapeamento de aspectos sócio-ambientais, tendo em vista diferentes objetivos:
·          a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial para o ordenamento e adequação espacial das intervenções e atividades humanas.
·          o levantamento e a gestão de recursos naturais, como águas, vegetação, solos e minerais, dentre outros, buscando-se o planejamento, a exploração racional e a adequação entre a disponibilidade e a demanda destes recursos.
·          os estudos de impactos ambientais e elaboração de relatórios ambientais envolvendo a poluição e a degradação dos recursos naturais.
·          a gestão de unidades de conservação como parques e reservas biológicas, visando a proteção de recursos naturais, biomas, ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção, por exemplo.
·          os estudos espeleológicos como o mapeamento e a gestão de grutas e cavernas;
·          os estudos de viabilidade de implantação e funcionamento de empreendimentos como hidrelétricas, minerações e projetos agrícolas, visando o atendimento da legislação ambiental.
·          os estudos geomorfológicos e pedológicos visando a reconstituição do passado das paisagens e o controle e a prevenção da erosão acelerada, do assoreamento de cursos d’água e de deslizamentos de encosta.
·          os estudos da distribuição e da dinâmica populacional (estudos demográficos).
·          os estudos climatológicos e meteorológicos envolvendo, por exemplo, previsões do tempo.
·          os estudos biogeográficos envolvendo, por exemplo, a gestão de ecossistemas nacionais.
·          o planejamento urbano e regional, buscando-se alternativas para o desenvolvimento sustentável das áreas urbanas e das regiões espaciais.
·          estudos de geografia agrária visando, dentre outros, o planejamento de áreas agrícolas para a racionalização espacial do uso do solo agrícola.
·          estudos de geografia política envolvendo a compreensão e a gestão de conflitos internacionais.
·          estudos de geografia econômica, envolvendo os processos e fluxos comerciais e industriais.
·          estudos de percepção ambiental, envolvendo aspectos cognitivos e sociológicos do homem em relação ao ambiente.
·          a aplicação de técnicas cartográficas, técnicas de geoprocessamento e técnicas de sensoriamento remoto para a espacialização e a gestão adequada dos territórios.

Os geógrafos são cada vez mais requisitados para trabalhar em organismos como:
secretarias e órgãos ambientais de prefeituras municipais;
organismos de gestão ambiental estaduais, como a Fundação Estadual de Meio Ambiente, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), e o Instituto Estadual de Florestas (IEF);
organismos federais de geração de dados e informações como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
organismos de meteorologia e climatologia como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais;
organismos federais de gestão ambiental como ministérios (Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, etc.), secretarias (como a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos), e agências de regulação (como a Agência Nacional de Águas - ANA);
serviços e empresas de saneamento básico como a CAER;
serviços e empresas de geração de energia elétrica como a ELETROBRAS,ELETRONORTE e CER ;
empresas de consultoria ambiental;
Unidades de Conservação como parques, Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Biológicas, Estações Ecológicas, etc.

Atividades práticas, Pesquisa e Laboratórios
TraMuitas disciplinas dos cursos de Geografia apresentam uma carga didática prática que exige trabalhos de campo. Eles são realizados com veículos (ônibus e vans) do próprio Instituto de Geociências, tendo como destino diferentes locais escolhidos de acordo com os objetivos de cada disciplina. Em Roraima e região é realizada a maior parte dos trabalhos, nos municípios de BOMFIM, AMAJARI, PACARAIMA e CARACARAÍ.
Os trabalhos de campo representam oportunidades de conciliação e complementação entre os conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas, permitindo o contato direto dos alunos com os objetos de estudo.
Pesquisa
Além do ensino e da extensão, as atividades realizadas nos cursos de Geografia envolvem a pesquisa realizada em diferentes linhas e áreas de atuação. Diversos professores e alunos estão envolvidos, a cada semestre, com diferentes projetos que podem envolver bolsas acadêmicas de incentivo à formação discente e intercâmbios no exterior. Estas bolsas são oferecidas principalmente pelos programas da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRR como o PID (Programa de Iniciação à Docência) e o PAD (Programa de Aprimoramento Dicente).
Diversas pesquisas dos cursos de geografia incluem atividades realizadas nos laboratórios do Instituto de Geociências, como o Centro de Pesquisa Professora Bezerra Neta,. L.C e Souza, V. e outros do professores do Instituto da UFRR, no qual podem ser realizadas análises geológicas, mineralógica e geomorfológicas, o Laboratório de Geomorfologia, onde podem ser realizadas pesquisas e tratamento de amostras de solos e rochas, o Laboratório de Sensoriamento Remoto/geoprocessamento do Instituto de Geociencias, onde alunos e professores podem desenvolver pesquisas envolvendo o sensoriamento remoto, o geoprocessamento e a cartografia digital, e o Laboratório de Estudos Territoriais, no qual são desenvolvidas pesquisas envolvendo aspectos urbanos, mercado e demográficos sob a responsabilidade do Prof. Dr. Veras.
balhos de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentações

Enchentes em Roraima em 2011

Livro de Sexto Ano

Biblioteca

Normas da ABNT para Trabalhos Científicos

NORMA DESCRIÇÃO DOWNLOAD

NBR 10520 / 2002 - Citações


Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos. 

 

ABNT NBR 10520

NBR 14724 / 2011 - Trabalho Acadêmico

 

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros)

ABNT NBR 14724

NBR 6022 - Artigos científicos impressos

 

Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação

 

ABNT NBR 6022

NBR 6023 – Informação e documentação - Referências

Esta Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta Norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação.

ABNT NBR 6023

NBR 6027 - Sumário

Esta norma estabelece a apresentação do Sumário

abnt nbr 6027 sumário

NBR 6028 - Resumo e Abstract

Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT.

ABNT NBR 6028 RESUMO